segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

TITULO
CUIDAR E PRESERVAR
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a para a realização das atividades propostas é importante que o/a aluno/a tenha conhecimentos básicos sobre cuidados com o meio ambiente.
Estratégias e recursos da aula
Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola, da sala Multimídia com recurso de DVD e a própria sala de aula.
Aula 1: Uma (1) aula de sessenta minutos
Professor/a sugerimos que na primeira aula seja realizada uma conversa inicial com a turma sobre o que sabem a respeito do tema "Meio Ambiente". Neste momento pode ocorrer o que chamamos de tempestade de ideias, em que a turma vai falando seus conhecimentos prévios de forma espontânea e você professor vai registrando em uma cartolina. Após este momento, faça algumas explicações à turma, sobre a importância da temática para conscientização dos cuidados com o meio ambiente. Leve a turma para a sala Multimídia da escola e assista ao vídeo "Um mundo contra a poluição" sugerido abaixo. A partir do vídeo, as crianças terão oportunidade de observar a questão da poluição de maneira lúdica.
Um mundo contra a poluição

Um mundo contra a poluição
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18491
Após assistirem ao vídeo, propomos que você professor/a possibilite à turma um momento de reflexão sobre o que observaram. Depois do diálogo com a turma, propomos a elaboração de um texto coletivo sobre o que aprenderam e principalmente sobre as pistas que o vídeo aborda de como preservar o meio ambiente. Este texto poderá ser disponibilizado para outras turmas da escola de forma a divulgar o trabalho e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente. Nesta aula sugerimos que seja enviada para casa uma pesquisa sobre “O que é lixo?”, que pode ser realizada em diversas fontes: internet, livros, jornais, revistas ou mesmo a partir de uma conversa com um familiar.
Aula 2: Uma (1) aula de sessenta minutos
Trabalhe com a turma as informações trazidas de casa sobre “O que é lixo?”. A partir deste diálogo lance outra pergunta para a turma: o que podemos fazer com o lixo? Com essa discussão estamos introduzindo o trabalho com a coleta seletiva do lixo.A partir do vídeo, assistido na Primeira Aula, é preciso trabalhar a questão da reciclagem e isso pode ser abordado de forma prazerosa a partir da letra da música da Turma da Mônica “É preciso reciclar”. Professor/a providencie uma cópia da letra da música para cada aluno/a e faça uma cópia ampliada para ser trabalhada com a turma e ficar exposta na sala de aula durante a semana ou mês. Faça a leitura da letra da música com a turma e dialogue com o grupo sobre as possíveis dúvidas quanto à interpretação ou mesmo significado de palavras. É preciso reciclarTurma da MônicaComposição: Marcio Araujo / Robso n Bala Reciclar o lixo é a soluçãoPra acabar de vez com a poluiçãoO que é reciclado logo se tran sformaE a gente reutiliza, mas de outra formaPlástico vira bola, papel vira sacolaÉ só ter consciência do que se joga foraNa hora de jogar, separe o lixo direitinhoAssim você teráum mundo muito mais limpinho
Reciclar, reciclar... É preciso reciclar! Reciclar, reciclar... A gente tem que reciclar!
E o lixo transformadonão será mais despejadonos campos, nos rios,nas ruas e cidades.Pra nossa felicidade!
Reciclar, reciclar... É preciso reciclar! Reciclar, reciclar... A gente tem que reciclar!Fonte: http://turma-da-monica.musicas.mus.br/letras/1000315/

Nenhum comentário:

Postar um comentário